top of page
Capa.png

Cíntia Soares, Henrique Camelo, Joyce Oliveira, Líria Barros e Pedro Almeida

Junho 2022

12.711
RETRATO DA MÍDIA SOBRE COTAS

Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 2012, a Lei nº 12.711 está completando 10 anos em 2022. A Lei de Cotas, como é popularmente conhecida, objetiva promover o acesso às instituições de ensino superior para estudantes pretos, pardos e indígenas e de pessoas com deficiência, bem como estudantes que tenham cursado ensino médio integralmente em escolas públicas. Conforme previsto em seu Art. 7º, neste ano o programa especial de reserva de vagas deverá passar por revisão no congresso.

 

Mas, apesar de regulamentado em território nacional no ano de 2012, o sistema de cotas está presente nas universidades desde muito antes disso. No início dos anos 2000, as cotas já eram pauta na opinião pública e assunto na mídia nacional que, desde então, vem tratando o tema como algo “polêmico”. 

 

Matérias, artigos de opinião, reportagens, entrevistas e palestras de pessoas importantes não faltaram para falar desses sistemas. Mas qual é o impacto da mídia nisso tudo, o quanto ela influencia o pensamento popular sobre a Lei de Cotas? É sobre isso que o podcast especial da edição 32 da Curinga vai falar. 

 

A convite da Curinga, professores(as), estudantes, especialistas e pesquisadores(as) do tema nos ajudam a refletir sobre o impacto do discurso midiático na construção do imaginário popular sobre as cotas no país.

Episódio 1: retrato da mídia sobre cotas

No primeiro episódio de 12.711 – retrato da mídia sobre cotas, realizamos um breve resgate histórico, ao longo dos últimos 20 anos, sobre o discurso televisivo da Lei de Cotas no Brasil. Na companhia das professoras e pesquisadoras de comunicação Zilda Martins e Lara Linhalis, e da jornalista Bruna Borges, conversamos sobre como a mídia pode promover rupturas ou perpetuar preconceitos no que diz respeito às cotas no país. Além disso, também refletimos sobre caminhos e possibilidades para que o tema seja pauta cada vez menos “polêmica” na mídia. 

 

Materiais de pesquisa e referências deste episódio: 

 

O segundo episódio de 12.711 – retrato da mídia sobre cotas, apresenta a perspectiva de quem está vivendo no mercado de trabalho os efeitos da desigualdade social e do preconceito. Nós conversamos com a jornalista Bruna Borges, que é uma mulher com deficiência trabalhando em uma TV local; e com o estudante de jornalismo Túlio Dutra, um jovem negro estagiário de comunicação. A partir de fatos pontuais sobre cotas no mercado de trabalho que foram ovacionados pela mídia, refletimos sobre a importância e efetividade deste sistema ao se estender para fora dos muros da universidade.

 

Materiais de pesquisa e referências deste episódio: 

 

Episódio 2: cotas e mercado de trabalho

O terceiro e último episódio de 12.711 – retrato da mídia sobre cotas, vem para falar de perspectivas: as cotas podem acabar? O que os especialistas na história do Brasil e sobre a lei nos dizem sobre isso? Ela tem um prazo para terminar? A Lei tem o poder de melhorar o Brasil? Quais são as possibilidades para esse futuro? Essas e outras questões foram abordadas pelo cientista social e doutor em antropologia Gilson Rodrigues, e pela professora e pesquisadora de comunicação Lara Linhalis em entrevista a este episódio. É com o olhar para o futuro que encerramos esta série. 

 

Materiais de pesquisa e referências deste episódio: 

 

Episódio 3: o futuro da lei de cotas

O podcast da edição nº 32 da Curinga traz a discussão do papel da mídia na construção do discurso sobre as cotas ao longo da história

Foto: Líria Barros

bottom of page