Desigualdade dos ciclos
Pobreza Menstrual: uma desigualdade que percorre o tabu em relação a menstruação, passando pela falta de acesso à higiene menstrual por pessoas que menstruam e pela falta de políticas públicas eficazes
Repórteres:
Hellen Perucci , Luciene do Carmo, Maria Luisa Sousa Reis
EPISÓDIO 1 : DESIGUALDADE DOS CICLOS: O TABU DA MENSTRUAÇÃO
No primeiro episódio da série Desigualdade dos Ciclos ouça sobre os tabus que perpassam a história das pessoas que menstruação e as mudanças sociais que constroem e atravessam o tema. São abordadas questões culturais, sobretudo a maneira que as estruturas de controle, por exemplo: as instâncias religiosas, controlam os discursos e corpos, políticas e comunicacionais e de como esse controle afeta as pessoas que menstruam e evidenciam desigualdades. Falam sobre o assunto, Regina Figueiredo, antropóloga, doutora em saúde e pesquisadora na Secretaria de saúde da cidade de São Paulo, e também Talyta França, líder do Girl Up Natal e do Movimento Livre para Menstruar.
EPISÓDIO 2 : DESIGUALDADE DOS CICLOS
No segundo episódio da série Desigualdade dos Ciclos o assunto principal será a saúde pública da mulher. Explicamos de que maneira as mulheres são atendidas pelo sistema público de saúde, quais são os atendimentos realizados e quais especificidades são contempladas. Além disso, as faltas e barreiras, ligadas à saúde das mulheres que menstruam ou não, foram trazidas para a conversa. A Assistente Social, Adriana Pereira e com Irene Melo, vereadora do Município de Pará de Minas - Minas Gerais. Elas falaram sobre a importância de políticas públicas que garantam dignidade para todas as mulheres, também está presente um relato anônimo sobre.
EPISÓDIO 3: DESIGUALDADE DOS CICLOS: O QUE É POBREZA MENSTRUAL
No terceiro episódio da série Desigualdade dos Ciclos, após percorrer o caminho sobre entender os tabus que cercam a menstruação e a saúde pública relacionadas às mulheres que menstruam, chegamos ao conceito central da produção: explicar a pobreza menstrual e tudo que ela evidencia sobre desigualdade de gênero na história. O episódio desenvolve o que é Pobreza Menstrual, quais são as causas e suas consequências. São apresentados os dados do desequilíbrio socioeconômico para acesso de produtos de higiene básicos e destacam os coletivos que buscam sanar a necessidade de produtos básicos para o ciclo. Para este episódio Andressa Carmo do Coletivo Igualdade Menstrual conta sobre a atuação dos coletivos e das ONGs no enfrentamento da pobreza menstrual.
EPISÓDIO 4: DESIGUALDADE DOS CICLOS: RELATO
No quarto episódio da série Desigualdade dos Ciclos Simone Oliveira, Coordenadora do coletivo Flores da Resistência e Conselheira Municipal da Assistência Social de Belo Horizonte - Minas Gerais, traz um relato pessoal sobre a Pobreza Menstrual e também nos conta os desafios observados em meio aos tabus religiosos, sociais e de gênero e as desigualdades promovidas pela desinformação e pela carência econômica, o que evidencia o quanto políticas públicas são necessárias para a higiene básica.