top of page
Capa.jpg

Amanda de Paula Almeida, Beatriz Melo e Luciano Lobo 

Novembro 2022

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Elo decolonial

Os três episódios do podcast da 33ª edição da Curinga discutem as heranças coloniais que permanecem mesmo após 200 de independência do país

Há 200 anos, o Brasil deixava de ser colônia de Portugal. Mas o que isso quer dizer? No bicentenário da Independência, nós questionamos o processo de colonização e como as lógicas de dominação e poder desse período perpetuaram-se mesmo após o fim do colonialismo histórico. 

 

A partir de uma perspectiva cultural, artística e musical, buscamos questionar a colonialidade que nos constitui. Por uma ótica de enfrentamento decolonial, pensamos as práticas cotidianas e os processos de resistência e pertencimento de identidades como essenciais para contrapor e questionar as feridas coloniais que construíram o país.

Em conjunto com convidados do meio acadêmico, artístico e cultural traçamos um caminho sobre a história do Brasil, a formação do povo brasileiro, sua identidade e pertencimento a partir de uma lente decolonial. 

No primeiro episódio do podcast “Elo Decolonial”, destrinchamos os conceitos de colonialidade e decolonialidade através de recortes históricos que ajudam a contextualizar tais conceituações com a história e atualidade do Brasil. Na companhia do professor e pesquisador Caio Chaves e do ator e professor Daniel Colin conversamos sobre a formação do Brasil como um país colonizado e a decolonialidade como perspectiva de resistência que se contrapõe às feridas coloniais. Além disso, começamos a traçar o caminho da decolonialidade no cotidiano, nas artes e música.

 

Materiais de pesquisa e referências deste episódio: 

 

Colonialidade e Decolonialidade: Você conhece esses conceitos? - Politize!

Disponível em: https://www.politize.com.br/colonialidade-e-decolonialidade/. Acesso em 31 de Outubro de 2022

 

DE SOUZA, Ailton. América Latina, conceito e identidade: algumas reflexões da história. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 4, n. 4, p. 29-39, 2012.

 

MENESES, Maria Paula. Epistemologias do sul. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 80, p. 5-10, 2008.

 

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista brasileira de ciências sociais, v. 32, 2017.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, v. 233, 2005.

 

QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos avançados, v. 19, p. 9-31, 2005.

Foto: Vanessa Oliveira

Episódio 1: Decolonialidade

Episódio 3: Pertencimento e identidade

No terceiro e último episódio do podcast “Elo Decolonial”, continuamos com a arte e a música decoloniais, mas agora utilizando dos conceitos para tratar de pertencimento e reafirmação de identidades. Para proporcionar essa noção, contamos com as entrevistas da doutora em Artes Cênicas e performer Nina Caetano, do ator e professor, Daniel Colin, e da estudante de Serviço Social Luiza Gonçalves. Em nossa conversa, eles contribuem para o debate da arte como fator político, compreendendo a potencialidade dela para efetivar os processos de ancestralidade, pertencimento e reafirmação. Esse episódio abre portas para uma última discussão da prática decolonial no cotidiano. 

 

Materiais de pesquisa e referências deste episódio: 

 

Colonialidade e Decolonialidade: Você conhece esses conceitos? - Politize!

Disponível em: https://www.politize.com.br/colonialidade-e-decolonialidade/. Acesso em 31 de Outubro de 2022

 

FILHO, Antonio. Arte e representação simbólica. Revista Educação - UNG - SER. v.2, n. 2. (p. 23-30), 2007.

Episódio 2: Arte Decolonial

No segundo episódio do podcast “Elo Decolonial”, avançamos na discussão do decolonial agora aprofundando nas artes e na música. Afinal, o que é uma arte decolonial? A arte tem uma força política e social, através dela nos reconhecemos e reconhecemos o outro. A arte e a música podem servir de instrumento para apontar as feridas sociais, raciais e econômicas?

 

Em conjunto com o artista e professor de teatro na Universidade de Santa Catarina, Daniel Colin, conceituamos a arte decolonial, o uso da arte e da música nos enfrentamentos dos padrões vigentes e a importância da reflexão sobre os consumos cotidianos.

Materiais de pesquisa e referências deste episódio: 

 

O que os historiadores dizem sobre a real aparência de Jesus - BBC News Brasil. Disponível em: O que os historiadores dizem sobre a real aparência de Jesus - BBC News Brasil. Acesso em 31 de outubro de 2022.

História do funk no Brasil, conheça a trajetória - Nova Brasil FM. Disponível em: História do funk no Brasil, conheça a trajetória (novabrasilfm.com.br). Acesso em 31 de outubro de 2022. 

LEIA TAMBÉM

Página Inicial
Página Inicial
Página Inicial.jpg
bottom of page