Amanda de Paula Almeida, Beatriz Melo e Luciano Lobo
Novembro 2022
Elo decolonial
Os três episódios do podcast da 33ª edição da Curinga discutem as heranças coloniais que permanecem mesmo após 200 de independência do país
Há 200 anos, o Brasil deixava de ser colônia de Portugal. Mas o que isso quer dizer? No bicentenário da Independência, nós questionamos o processo de colonização e como as lógicas de dominação e poder desse período perpetuaram-se mesmo após o fim do colonialismo histórico.
A partir de uma perspectiva cultural, artística e musical, buscamos questionar a colonialidade que nos constitui. Por uma ótica de enfrentamento decolonial, pensamos as práticas cotidianas e os processos de resistência e pertencimento de identidades como essenciais para contrapor e questionar as feridas coloniais que construíram o país.
Em conjunto com convidados do meio acadêmico, artístico e cultural traçamos um caminho sobre a história do Brasil, a formação do povo brasileiro, sua identidade e pertencimento a partir de uma lente decolonial.
No primeiro episódio do podcast “Elo Decolonial”, destrinchamos os conceitos de colonialidade e decolonialidade através de recortes históricos que ajudam a contextualizar tais conceituações com a história e atualidade do Brasil. Na companhia do professor e pesquisador Caio Chaves e do ator e professor Daniel Colin conversamos sobre a formação do Brasil como um país colonizado e a decolonialidade como perspectiva de resistência que se contrapõe às feridas coloniais. Além disso, começamos a traçar o caminho da decolonialidade no cotidiano, nas artes e música.
Materiais de pesquisa e referências deste episódio:
Colonialidade e Decolonialidade: Você conhece esses conceitos? - Politize!
Disponível em: https://www.politize.com.br/colonialidade-e-decolonialidade/. Acesso em 31 de Outubro de 2022
DE SOUZA, Ailton. América Latina, conceito e identidade: algumas reflexões da história. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 4, n. 4, p. 29-39, 2012.
MENESES, Maria Paula. Epistemologias do sul. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 80, p. 5-10, 2008.
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista brasileira de ciências sociais, v. 32, 2017.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, v. 233, 2005.
QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos avançados, v. 19, p. 9-31, 2005.
Foto: Vanessa Oliveira
Episódio 1: Decolonialidade
Episódio 3: Pertencimento e identidade
No terceiro e último episódio do podcast “Elo Decolonial”, continuamos com a arte e a música decoloniais, mas agora utilizando dos conceitos para tratar de pertencimento e reafirmação de identidades. Para proporcionar essa noção, contamos com as entrevistas da doutora em Artes Cênicas e performer Nina Caetano, do ator e professor, Daniel Colin, e da estudante de Serviço Social Luiza Gonçalves. Em nossa conversa, eles contribuem para o debate da arte como fator político, compreendendo a potencialidade dela para efetivar os processos de ancestralidade, pertencimento e reafirmação. Esse episódio abre portas para uma última discussão da prática decolonial no cotidiano.
Materiais de pesquisa e referências deste episódio:
Colonialidade e Decolonialidade: Você conhece esses conceitos? - Politize!
Disponível em: https://www.politize.com.br/colonialidade-e-decolonialidade/. Acesso em 31 de Outubro de 2022
FILHO, Antonio. Arte e representação simbólica. Revista Educação - UNG - SER. v.2, n. 2. (p. 23-30), 2007.
Episódio 2: Arte Decolonial
No segundo episódio do podcast “Elo Decolonial”, avançamos na discussão do decolonial agora aprofundando nas artes e na música. Afinal, o que é uma arte decolonial? A arte tem uma força política e social, através dela nos reconhecemos e reconhecemos o outro. A arte e a música podem servir de instrumento para apontar as feridas sociais, raciais e econômicas?
Em conjunto com o artista e professor de teatro na Universidade de Santa Catarina, Daniel Colin, conceituamos a arte decolonial, o uso da arte e da música nos enfrentamentos dos padrões vigentes e a importância da reflexão sobre os consumos cotidianos.
Materiais de pesquisa e referências deste episódio:
O que os historiadores dizem sobre a real aparência de Jesus - BBC News Brasil. Disponível em: O que os historiadores dizem sobre a real aparência de Jesus - BBC News Brasil. Acesso em 31 de outubro de 2022.
História do funk no Brasil, conheça a trajetória - Nova Brasil FM. Disponível em: História do funk no Brasil, conheça a trajetória (novabrasilfm.com.br). Acesso em 31 de outubro de 2022.
LEIA TAMBÉM