top of page

<foto> Nathália Paes
Regulamentar é necessário?
Maíra Bittencourt, diretora-geral da EBC, fala sobre a urgência de regulação das redes e os riscos da desinformação na internet
Miller Corrêa de Brito, Nathália Paes e Rebeca Oliveira
[Outubro, 2024]
Em entrevista à revista Curinga, Maíra Bittencourt, diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), discute a urgência da regulamentação das redes sociais e o papel da comunicação pública no combate à desinformação. A conversa revela os desafios que emergem no atual cenário digital e como a tecnologia altera as formas de comunicação e as relações de poder.
Em seu doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Maíra defende a tese do “Príncipe Digital”, uma atualização para a contemporaneidade da obra “O Príncipe” de Maquiavel. “O ‘Príncipe Digital’ vem para dizer que hoje a gente não tem um único direcionamento de quem comanda o debate social e que conduz a sociedade”, argumenta.
O que vale para o off-line deveria valer para o on-line, mas não tem sido assim. Maíra argumenta que “a regulação vem para fazer valer as leis existentes no próprio país”. Sem esse marco legal, as redes permitem que conteúdos falsos se espalhem mais rapidamente, prejudicando a qualidade da informação consumida pela sociedade. A diretora ressalta que, nesse cenário, a comunicação pública profissional atua como um contraponto à desinformação.
Assista a entrevista completa abaixo!
bottom of page