O Brasil possui uma democracia representativa, definida como o exercício do poder político pela população de maneira indireta através de seus representantes eleitos. Uma das marcas deixadas pelo colonialismo no país é a pluralidade de identidades presente em seu território. Por isso, os eleitores brasileiros são diversos, distribuídos entre mulheres, pretos, indígenas, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência (PCDs). Porém, nem todos estão representados no campo político brasileiro.
Exclusões que persistem
Embora a juventude seja muitas vezes associada a movimentos progressistas, é importante lembrar que nem todo jovem possui as mesmas opiniões e ideologias. Por isso, a educação tem um papel fundamental na preparação para a participação política consciente e crítica, independentemente de suas vertentes.
Vozes do futuro
Da produção de notícias à organização de manifestações políticas, diversos setores da vida estão se adaptando às lógicas das plataformas digitais. Aplicativos cujo intuito inicial seria o envio de mensagens podem estar nos conduzindo a uma crise democrática, através da desinformação e da intensificação de discursos de ódio. Como isso ocorre? E o que fazer para evitar? O documentário especial da Curinga, “Democracia nas mãos de quem?” analisa os impactos da plataformização na ordem democrática, mostrando que a tecnologia se tornou um instrumento do poder.
Nas mãos de quem?
Os regimes políticos ao redor do mundo são determinantes para a presença da democracia e dos direitos humanos nas sociedades. Tal realidade apresenta diversas perspectivas, muitas vezes oscilantes, indicando fatores que podem contribuir para a existência de instabilidades democráticas no cenário internacional.
Pêndulo democrático
Uma das representantes do país a colocar a faixa presidencial em Luiz Inácio Lula da Silva, Aline Souza conta em entrevista como a economia, o meio-ambiente, a classe trabalhadora e a cidadania têm sido afetadas pela democracia atual. O que traz à tona o debate: para onde vai o relacionamento da população brasileira com o Estado democrático?
Reciclar o mundo
Nos últimos 4 anos, o governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro limitou recursos destinados às políticas públicas no país, cerceou liberdades e o acesso à informação da população, instigou a violência e a propagação de fake news e outras ações que atingiram diretamente a estrutura do Estado Democrático de Direito no Brasil, é o que apontam relatórios como: Observatório do Conhecimento, Tribunal de Contas da União (TCU) de 2022 e o relatório da campanha brasileira Calar Jamais.
Democracia em desmonte?
A democracia é um conceito em constante transformação pelo tempo. Pode ser entendida como um regime político, uma representatividade ou uma maneira de promover liberdade e igualdade para todos. A palavra-conceito é disputada pelo entendimento do social e do político e é esse tensionamento que alarga seus significados. Mas afinal de contas, a quem interessa a democracia?